A chapada e sua vegetação, tem grande variedades de arvores, composta na sua maioria de vegetação rasteira que da os traços de caatingas, composta de muitas flores típicas da região como a bromélia, as Orquídeas, as sempre vivas, o copo de leite, entre outra variedades, como os cactos . A Chapada Diamantina é também onde nasce todos os rios, como o rio Paraguaçu rio de contas rio de unas, rio de saminas o rio do Tim- biombozinho todos com suas nascentes fluentes do alto da serra onde são localizadas as suas nascentes , que deslizam por entres os relevos da serra formado grandes lagos, de aguas doce uma obra prima da natureza em forma de encanto. Encanto retratado no cenário musical por vários cantores da musica raiz sertanejas ( ENCANTO DA NATUREZA. ) são destes logos que despeja suas aguas desenfreadamente por entre os paredões de pedra também chamado de (Kemnol ) com mais de 300mt de altura que macem as cachoeiras da chapada diamantina embelezando mais ainda o cenário verdejante da chapada, uma delas é a cachoeira da fumaça, com seus 380mt um espetáculo a parte onde a grande quantidade de agua, lançada precipício abaixo não chega o seu destino final, a não ser em forma de chuva formando assim uma grande cortina de gotas d’água ,se parecendo com Fumaça ,(CACHOEIRA DA FUMAÇA ).que antes também já teve outros pseud. Como a cachoeira do penedo .nome fantasia que foi dado pelos antigos moradores da serra como o Sr. Antônio do Cacho Duro, como era chamado assim também, assim como o rio de saminas, rio por onde passa as aguas que desembocam na cachoeira encantada, o Sr. Carlinho da serra que faleceu em 2006 aos 85 anos, ele veio para a serra com apenas 12 anos (,lembro diz ele) que o Sr. Antônio já morava aqui por cima e já era um Sr. De uns 40 anos, nasceu e faleceu aqui em cima da serra, e conhecia uma senhora camada de D. Mída que morava na beira do rio , quando ela faleceu “CONTAVA ELE” surgiu o nome de (Rio de saminas ),que tem a suas aguas avermelhadas, o ditado popular diz que é por causa das raízes das planta que da a cor avermelhadas nas aguas do rio, na verdade são apenas nomes fantasias trazidos pelos índios que foram os primeiros moradores da chapada, (presume-se isto ). Quando na verdade as aguas dos rios da chapada diamantina são avermelhadas, por causa de uma grande concentração de ácido húmico – resultado da decomposição de matéria orgânicas vegetal na região. Mas o( IBAMA ) . Garante que a aguas é de boa qualidade e que pode ser ingerida sem problema.
O surgimento da chapada se deu há cerca de um bilhão e seiscentos milhões de anos, atrás sua geologia é composta de serra do espinhaço. Com altitude media entre 800 e 1.200m acima do nível do mar, a serra abranger uma área de 38.000 km o que corresponde 7% de todo território Baiano, despeja sua aguas direto no rio S. Francisco através dos rios de contas e o Paraguaçu. Para quem vem a chapada, nesta região com entrada pela cidade de Itaete vindo para o Rumu vem por uma estradinha de terra, tem a oportunidade de observa quase toda o espinhaço , da serra numa distancia de 3 km ao seu lado direito, pode-se ver o Kemnol, o chapel do caboco, abaixo o rio unas, passando pelo baxão com chegada ate o Rumu, ponto de apoio, é na pousada sempre viva, ao lado do rio unas o começo da caminhada pela trilha do Rumu. Já de Itaete para o Rumu, passa pelo poço encantado, que fica só a 4 Km de Itaete a caminho do Rumu.
Este poço mede 40mt de profundidade, a decida é acompanhado por um guia turístico, com um tempo para se retorna a superfície. Lá em baixo tem um cenário extraordinário, de aguas cristalinas em forma de céu de brigadeiro,. ( azul ).O fenômeno se da ,porque entra uma pequena flecha de luz do dia, que mais parece insignificante pelo seu tamanho, penetra por entres as pedra e ao bater na agua reflete uma luz ( um facho de luz encandeceste ) nas profundidade de 40mt
A cidade de Itaete, tem a maior represa de agua doce da chapada diamantina, com 18 Km aguas cristalinas e navegável, onde pôde se pesca diversos peixes da região. Itaete é cortada pelo rio Paraguaçu. Ao lado tem o poço encantado, já na saída para o Rumu você conhecer a trilha dos gringo, que leva as ruinas da cassa dos belgas, uma caminhada pela serra do rodo ao lado da cidade de Itaete . Se esteve no Rumu, vale apena se desloca 17 Km, por uma estradinha de terra ate a cidade de Iramaia, cidade que leva o nome da índia Iracema .
Terra da índia Iracema, como chamada pelos seus populares moradores, lá tem outra obra prima da natureza, a Gruta de Iramaia, em forma de concha com uma altura de 20mt Ponto de encontra das grades festas da cidade, como encontros de vaqueiros, pagadores de promessas, refugio de meditação, esta gruta é um encanto toda esculpida como se fosse pela mão do homem ,mas os relato
O que me causa impressão, é a arquitetura das cidades que cerca a chapada diamantina, no seu imponente estilo colonial, preservando assim historia, nos dias de hoje, dando um toque de magica a este paraíso único.
ITAETE é mais umas das cidades da chapada diamantina conhecida por suas riquezas naturais ,banhada pelo rio Paraguaçu é encravada por entre as serra mais belas do sertão baiano. Faz de Itaete pela sua localização estratégica , uns dos mais procurados polos turístico da chapada, e visitada por varais regiões do pais, o contrates desta cidade é de impressionar a quem visita pela primeira vez, se depara com uma represa de mais de 17Km de agua doce se tornando a maior represa da chapada, do outro lada, com as emblemáticas serra é morros, formando uma grande concha a céu aberto. Em contraste com seus belos casarões do século xvII . Itaete já foi um vilarejo chamado de tamanduá. No século xv nome atribuído pelos viajantes, segundo eles tinha muito tamanduá nesta região.
E este nome foi ostentado ate que veio a emancipação em 25 de setembro de 1961. Baseado na lei de n° 1.497 assinado na época pelo Juraci Magalhães, mas a instalação do município, só se deu em 1963 quando foi emborcada a primeira câmera de vereadores, juntamente com o primeiro prefeito. De ITAÉTE.Que já foi Tamanduá, em 1963 o
Sr. Waldemar Ferrero, foi o primeiro prefeito, a parti desta data que se passou a chama de cidade de ( Itaete ). Nome que tem o seu significado de pedra dura, ou duríssima , que vem da língua Tupy guarani, com referencia ou diamante que era muito explorado por aqui, ditado popular afirma que no século vx toda esta área era ocupado pelos índio Cariris.
Populares contão que a largada foi dada lá atrás, no tempo do vilarejo inda tamanduá. O progresso veio mais rápido para o vilarejo de tamanduá
Com a construção de um ramal da estrada de ferro, ate o antigo vilarejo de tamanduá, o fato é que o vilarejo foi crescendo.
E com a vinda dos tropeiros que vinha do alto dá serra com suas lavras, ate a estação de ferroviária, um ano mais tarde aquele vilarejo se tornou o ponto crucial para o desenvolvimento da região, fazendo de li um dos pontos mais importantes da chapada, para escoamento de lavras minério madeira atc...
Itaete hoje tem mais de 17.000 mil habitantes, com uma economia voltada para a pecuária, a cidade só tem 40 anos de emancipada do município de Andaraí, conta com um deslumbrante cenário turístico como citado acima, além da cachoeira encantada, tem cachoeira do roncador, lapa do bode ,uma gruta fantástica, pela forma com que é esculpida por dentro, lagoa seca , cachoeira do bom jardim , cachoeira da barrigudinha , as ruinas da casa de pedra, o chalé dos belgas, tem suas festa e cultura prelevadas, em 25 de setembro , festa do município, dia 27 de novembro dia de nossa padroeira nossa senhora das graças. Manifestos como as festa populares de reisados, durante o mês de janeiro. Conta com as festividades dos carurus com a chegada da festa de S. Cosme Damião, o gere, que é um manifesto cultural e religioso de origem Africano, a ramificação do candomblé e são Roque.
Itaete se constitui de uma área geográfica de 1. 028 km que se limita com os municípios de Andaraí, nova redenção, Iramaia, Boa Vista Do Tupim, Marcionílio De Sousa, Ibicoara.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por colaborar com este blog, mas lembre-se, os comentários anônimos não têem o mesmo valor que os identificados! Entretanto, todos são publicados, uma vez dentro dos propósitos deste veículo.