sexta-feira, 17 de junho de 2011

José Rolim

O Exemplo de anos de trabalho, de dedicação e respeito, carinho não só a Paraisópolis... José Rolin não chegou ate aqui chutando os seus aliados não! É Muito menos, ele não caiu  de paraquedas ...

Jothalopes:


Agricultor, tangedor de boi, motorista de trator, servente de pedreiro, frentista, borracheiro, carregador, assistente de necrotério, ajudante de cozinha, porteiro, dono de lanchonete, assessor de político e comerciante. Estas foram as ocupações do pernambucano José Rolim da Silva, que em 1979 veio de Garanhuns direto para a comunidade de Paraisópolis, com apenas 16 anos de idade. Hoje, Rolim ocupa uma das 55 cadeiras da maior legislativo do país, a Câmara Municipal de São Paulo e com muita disposição para trabalhar.

Nestes 29 anos, Rolim sempre morou em Paraisópolis, a segunda maior favela da cidade. E foi lutando por melhorias para os moradores que se tornou um líder comunitário de muitas conquistas. Em 1989, quando foi vice-presidente da SABAP (Sociedade Amigos do Bairro de Paraisópolis), conseguiu a instalação de um posto autorizado dos Correios.


Entre 1994 e 96, foi tesoureiro da União dos Moradores e do Comércio de Paraisópolis e mobilizou os comerciantes locais para brigar contra a construção de grandes avenidas que atravessariam a comunidade. Até a posse como vereador, em março deste ano, Rolim ocupava a presidência dessa mesma União, cargo para o qual foi eleito pela sexta vez consecutiva.


Nos dez anos em que ficou à frente da entidade (1997 a 2007) conseguiu diversas parcerias como Programa Einstein na Comunidade (saúde), Florescer (educação, cultura e esportes), Associação Crescer Sempre (educação), Meninos do Morumbi (música), Espaço Bovespa (esporte), Aila (Aliança Internacional do Animal), entre outras.


O líder comunitário também sensibilizou o poder público. Quando chegou em Paraisópolis havia apenas duas escolas na comunidade, que eram insuficientes. Em dez anos de luta, inclusive contra os próprios governantes, via Ministério Público, foram construídas mais seis escolas (três municipais e três estaduais) e mais duas estão a caminho: o CEU Paraisópolis e a tão sonhada Escola Técnica, com cursos profissionalizantes.


Outra conquista importante do líder comunitário foi a urbanização de Paraisópolis. Em 2004, o então candidato a prefeito José Serra se comprometeu com o candidato a vereador, José Rolim (PSDB) que Paraisópolis se tornaria um bairro. As obras estão quase concluídas, com investimentos de R$ 500 milhões e parcerias com Sabesp, AES Eletropaulo e CDHU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por colaborar com este blog, mas lembre-se, os comentários anônimos não têem o mesmo valor que os identificados! Entretanto, todos são publicados, uma vez dentro dos propósitos deste veículo.